Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

As várias faces do Homem Jesus

Gazeta online, em 25/12/2008

Vilmara Fernandes


"Eis o Homem!" Assim Jesus foi apresentado à multidão pelo governador Pôncio Pilatos naquela manhã escaldante na Judéia. O Homem iria a julgamento. A apresentação não esclarecia quem era aquele judeu, que se dizia filho de Deus, e por que ele incomodava tanto a ponto de ser condenado a morrer na cruz. Mas ao mesmo tempo ela dava uma dimensão muitas vezes esquecida de Jesus Cristo, adorado por milhões de fiéis ao longo dos séculos: ele também foi um homem.


Quase dois mil anos se passaram, e a humanidade ainda se pergunta que tipo de existência teve Jesus. Era o messias tão aguardado ou apenas um homem com idéias muito diferentes, em um tempo de tantos conflitos? Nas últimas décadas muitos estudiosos têm se debruçado a estudar e descobrir mais detalhes sobre a vida dele. Manuscritos e novos sítios arqueológicos foram encontrados, revelando novas informações, mas também derrubando alguns mitos sobre o seu tipo de vida.


Um deles é que o dia de hoje não corresponde à data de seu nascimento. Tudo indica que teria vindo ao mundo cerca de 6 a 4 anos antes. O erro teria sido provocado por uma falha no calendário romano-cristão. O mês de dezembro foi fixado pela Igreja no ano 525 d.C porque era a época das festas pagãs de Roma. Jesus Cristo, indicam estudos recentes, também não deve ter nascido em Belém, mas na Galiléia, mais precisamente em Nazaré. >>> Leia mais, clique aqui.

Nenhum comentário: