Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Carregando...

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A representação da mulher na narrativa da Bíblia Hebraica










A representação da mulher na narrativa da Bíblia Hebraica


Cláudia Andréa Prata Ferreira.[1]

1ª versão / abril a junho de 2010.[2]

2ª versão / outubro de 2010.[3]


Resumo: Um dos temas mais expressivos dos Estudos Bíblicos tem sido a re-leitura das personagens femininas na narrativa bíblica. Nosso foco é a representação da mulher na narrativa da Bíblia Hebraica e sua relevância na história bíblica. Nesse sentido cabe refletir sobre o papel das mulheres na sociedade do antigo Israel e o apresentado nas narrativas bíblicas. Comentar, ainda que de forma resumida, os detalhes bíblicos na função social das mulheres nos mostra como o retrato delas na Bíblia foi determinado por ideais convencionais e padrões históricos tradicionais. As considerações apresentadas devem ser entendidascomo resultado de um estudo ainda em curso que futuramente poderá ser lido num conjunto mais amplo.

Palavras-chave: Bíblia e mulher, Bíblia Hebraica, Narrativa bíblica.

Obs.: para visualizar melhor, clique em cada imagem.




[1] Professora Doutora do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) do Departamento de História da UFRJ.

[3] Versão apresentada no V Encontro de Letras Orientais e Eslavas: O Mundo Oriental e Eslavo – entre a Tradição e a Modernidade. Departamento de Letras Orientais e Eslavas/FL/UFRJ: Rio de Janeiro. 20 de outubro de 2010. http://orientaiseeslavas.blogspot.com/2010/09/programacao-v-encontro-de-letras.html


Nenhum comentário: