Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quarta-feira, 10 de junho de 2009

HQ: A Bíblia, por Robert Crumb (mestre dos quadrinhos underground)

Estadão (10/06/2009)

Marcos Guterman: A Bíblia, por Robert Crumb: O velho Robert Crumb, o mestre dos quadrinhos underground, fez sua versão do Livro do Gênesis, a primeira parte da Bíblia. Ele mandou colocar o aviso "Recomendada a supervisão de um adulto para crianças". Segundo Crumb, é para que as pessoas não pensem que um gibi sobre a Bíblia pode ser um bom presente infantil. Em tempos de livros didáticos com palavrões e menção a estupro, o aviso parece pertinente.


Crumb, que “suspeita que Deus exista”, segundo a revista The New Yorker (só para assinantes), percebeu que não teria como “traduzir” o texto bíblico para a linguagem de seus quadrinhos. Então ele resolveu manter o texto original, dando o seu toque pessoal nos desenhos. Um pedaço do resultado pode ser visto abaixo, na cena em que Deus faz a mulher para Adão. >>> Leia mais, clique aqui.

Nenhum comentário: