Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Carregando...

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

As parábolas de Jesus: um caso de xiboletismo bíblico?

As parábolas de Jesus: um caso de xiboletismo bíblico?

Elkerlane Martins de Araújo Moraes

Artigo científico desenvolvido na área de Sociolingüística, como requisito obrigatório para conclusão do módulo 1 de Fundamentos de Sociolingüística do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba, para obtenção do grau de Mestre em Lingüística e Práticas Sociais.

Introdução: A Bíblia é o livro mais bem preservado, que resiste desde os tempos antigos, e por isso reserva-nos preciosidades lingüísticas, sobretudo, no Novo Testamento (NT), em virtude da grande quantidade de manuscritos e das numerosas cópias não-oficiais que foram feitas, de caráter particular. À luz dos chamados textos paralelos narrados nos quatro evangelhos, Mateus (Mt), Marcos (Mc), Lucas (Lc) e João (Jo), estudaremos as parábolas de Jesus como uma evidência bíblica de xiboletismo, caso que esclareceremos mais adiante. A versão que utilizaremos para análise usa como texto-base a tradução de João Ferreira de Almeida, edição Revista e Atualizada (RA), conforme a revisão de 1993. O texto da RA é, sem dúvida, um dos mais apreciados pelos cristãos brasileiros, reconhecido por sua fidelidade aos textos originais: hebraico, aramaico e grego. >>> Leia mais, clique aqui.

Nenhum comentário: