Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

domingo, 4 de maio de 2008

"Procurava ver quem é Jesus": O processo de libertação do mau uso do dinheiro na perícope de Zaqueu em Lc 19, 1-10

"Procurava ver quem é Jesus": O processo de libertação do mau uso do dinheiro na perícope de Zaqueu em Lc 19, 1-10.
Autor:
Odair Eustáquio Ribeio Gomes.
Dissertação de Mestrado em Teologia Sistemática (ano de 2007).
Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção.
Resumo: É comum apresentar Zaqueu como quem procurava ver Jesus, mas o texto diz que Zaqueu “procurava ver Jesus, quem é”. Ora, ver quem é uma pessoa é bem mais significativo do que simplesmente vê-la. Paralelamente a essa constatação, considero o fato de Lucas indicar que o grande desafio para aceitar a proposta de salvação apresentada por Jesus é o dinheiro.A importância do tema se encontra no fato de vivermos num período marcado pelo retorno do ser humano ao sagrado, porém, um retorno muito voltado às necessidades pessoais, sobretudo na direção de prosperidade financeira. Pouco ou nada importa uma mudança pessoal e estrutural, por exemplo, no que tange ao bom uso do dinheiro. Acredito que essa realidade é conseqüência da falta de conhecimento da pessoa, da identidade e do projeto de vida apresentado por Jesus Cristo.
Diante do quadro acima, é que apresento um estudo da perícope de Lc 19, 1-10 ressaltando que a atitude de Zaqueu de procurar ver Jesus, quem é, na verdade é um processo de conhecimento da pessoa de Jesus. Nesse processo, Zaqueu se converte, pois passa a agir com justiça e fraternidade para com os pobres da sociedade, o que se manifesta na sua atitude de doação aos pobres e devolução aos defraudados. Dá-se então uma conversão a partir do conhecimento de Jesus.

Veja a Dissertação completa

Nenhum comentário: