Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sábado, 10 de maio de 2008

Panorama do Judaísmo na Época de Jesus

Referências Bibliográficas

SAULNIER, Christiane & ROLLAND, Bernard. A Palestina no Tempo de Jesus. Trad. José Raimundo Vidigal. São Paulo: Paulus, 1983. (Cadernos Bíblicos, 27).
O livro trata do ambiente sociopolítico-econômico do tempo de Jesus, mostrando a ingerência do Império Romano e a situação econômica da terra de Israel no primeiro século. Trata também das instituições religiosas, da estrutura da sociedade judaica, dos grupos político-religiosos e da resistência judaica que terminou com a tomada de Jerusalém no ano 70 e com sua ruína no ano 135.

SCARDELAI, Donizete. Movimentos messiânicos no tempo de Jesus. Jesus e outros Messias. São Paulo: Paulus, 1998. (Biblioteca de Estudos Bíblicos).
A presente obra investiga o fenômeno da atividade messiânica entre os judeus dos dois primeiros séculos da era cristã. Um panorama histórico acerca dos acontecimentos que culminaram nas duas principais guerras (a de 70 e a de 135 d.C.) será reconstituído a fim de demonstrar que a doutrina acerca da vinda de um libertador era muito conhecida entre os judeus do primeiro século e como os ideais messiânicos foram articulados ideologicamente pelas lideranças e grupos dissidentes de judeus.

SCARLEDAI, Donizete. Da religião bíblica ao judaísmo rabínico: origens da religião de Israel e seus desdobramentos na história do povo judeu. São Paulo: Paulus, 2008. (Coleção biblioteca de estudos bíblicos).
O livro tem por objetivo abordar uma história contínua de Israel do período bíblico, avaliando seus principais desdobramentos que conduziram à formação do povo judeu sob o advento do judaísmo rabínico, após a destruição do Segundo Templo.
O livro oferece um sumário explicativo dos vários períodos da formação da religião bíblica de Israel. Procura ainda pontuar os elementos norteadores desse processo em relação aos momentos históricos e aos seus significados dentro do universo social, religioso e espiritual do povo judeu, até a emergência dos sábios rabinos da Mishná, no século II E.C.

Referências Audiovisuais

Vídeo 1: O judaísmo no tempo de Jesus. Coleção “O caminho de Deus com a Humanidade”. São Paulo: Paulus, 2005.
Temas:
Judaísmo ou judaísmos?; O grupo dos Fariseus; Os Saduceus; A comunidade dos Essênios; A seita dos Zelotes; Os Sicários; Os líderes revolucionários; Os Essênios de Qumra; Os Manuscritos do Mar Morto; João Barista e os Essênios.

Vídeo 2: A Galiléia do I Século. Coleção “O caminho de Deus com a Humanidade”. São Paulo: Paulus, 2005.
Temas:
A situação geopolítica da Galiléia; As condições socioeconômicas da região; Herodes e os Romanos; O historiador Flávio Josefo; As relações entre Galiléia e Judéia; A sinagoga de Beit Alfa; Os esplendoresw de Tiberíades, Beit Shean, Cesaréia Marítima, Séforis; O terrono das revoltas na Galiléia; As revoltas na Judéia.

Nenhum comentário: