Referências Bibliográficas
O livro trata do ambiente sociopolítico-econômico do tempo de Jesus, mostrando a ingerência do Império Romano e a situação econômica da terra de Israel no primeiro século. Trata também das instituições religiosas, da estrutura da sociedade judaica, dos grupos político-religiosos e da resistência judaica que terminou com a tomada de Jerusalém no ano 70 e com sua ruína no ano 135.
A presente obra investiga o fenômeno da atividade messiânica entre os judeus dos dois primeiros séculos da era cristã. Um panorama histórico acerca dos acontecimentos que culminaram nas duas principais guerras (a de 70 e a de 135 d.C.) será reconstituído a fim de demonstrar que a doutrina acerca da vinda de um libertador era muito conhecida entre os judeus do primeiro século e como os ideais messiânicos foram articulados ideologicamente pelas lideranças e grupos dissidentes de judeus.
O livro tem por objetivo abordar uma história contínua de Israel do período bíblico, avaliando seus principais desdobramentos que conduziram à formação do povo judeu sob o advento do judaísmo rabínico, após a destruição do Segundo Templo.
O livro oferece um sumário explicativo dos vários períodos da formação da religião bíblica de Israel. Procura ainda pontuar os elementos norteadores desse processo em relação aos momentos históricos e aos seus significados dentro do universo social, religioso e espiritual do povo judeu, até a emergência dos sábios rabinos da Mishná, no século II E.C.
Temas: Judaísmo ou judaísmos?; O grupo dos Fariseus; Os Saduceus; A comunidade dos Essênios; A seita dos Zelotes; Os Sicários; Os líderes revolucionários; Os Essênios de Qumra; Os Manuscritos do Mar Morto; João Barista e os Essênios.
Temas: A situação geopolítica da Galiléia; As condições socioeconômicas da região; Herodes e os Romanos; O historiador Flávio Josefo; As relações entre Galiléia e Judéia; A sinagoga de Beit Alfa; Os esplendoresw de Tiberíades, Beit Shean, Cesaréia Marítima, Séforis; O terrono das revoltas na Galiléia; As revoltas na Judéia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário