Autores:
Francesc Rovira
Mercè Segarra
Editora Paulinas – ano 2008
Não se deve esperar da obra uma análise propriamente dita dos 43 episódios ou pessoas a que se refere o texto bíblico - 25 do Antigo Testamento e 18 do Novo. Trata-se de simples indicação do conteúdo da Bíblia, sublinhando a mensagem central, de modo a ser captada pela criança. Algumas das atividades vêm com indicação da idade mínima a partir da qual o comentário e o jogo proposto podem ser entendidos.
Essa abordagem de iniciação tem a sua importância, pois ajuda a criança a integrar os referenciais bíblicos em sua vida, num mundo que deles se afasta cada vez mais pelo tipo de históricas que se contam à criança e pelo modo de contar, inclusive com objetivos publicitários. Daí a importância de obras como esta, que ajudam pais e mestres a criar a ambiência para uma autêntica transmissão da fé.
Falando da criação, do dilúvio, de Abrão, de Isaac e de Jacó, contando a história de José, da servidão no Egito e da libertação de Moisés, que recebe os dez mandamentos, da tomada da Terra prometida, de Samuel, de Saul e de Davi, de Daniel e de Jonas, a obra desempenha o papel das antigas catedrais, cujas esculturas e pinturas entretinham a fé das crianças e do povo mais simples. Além disso, as dezoito passagens do Novo Testamento constituem uma catequese sobre a pessoa de Jesus, do seu nascimento, sua vida e morte, até a sua ascensão ao Céu, adaptada à capacidade do entendimento infantil e lançando as bases para o posterior desenvolvimento de uma fé adulta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário