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Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

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quinta-feira, 20 de março de 2008

Aprender com a Bíblia - Inclui jogos, atividades e reflexões

Aprender com a Bíblia - Inclui jogos, atividades e reflexões

Autores:
Francesc Rovira
Mercè Segarra

Editora Paulinas – ano 2008

Sinopse: Com o objetivo de propor um roteiro de iniciação no conhecimento da Bíblia, os autores reuniram, num volume, uma série de pequenas apresentações das narrativas bíblicas desde a criação até a Ascensão de Jesus, acrescentando um comentário que as aproxima da vida das crianças e alguns jogos ou brincadeiras geralmente conhecidas, aplicadas à descoberta da relação entre a narrativa bíblica e as situações vividas na infância.

Não se deve esperar da obra uma análise propriamente dita dos 43 episódios ou pessoas a que se refere o texto bíblico - 25 do Antigo Testamento e 18 do Novo. Trata-se de simples indicação do conteúdo da Bíblia, sublinhando a mensagem central, de modo a ser captada pela criança. Algumas das atividades vêm com indicação da idade mínima a partir da qual o comentário e o jogo proposto podem ser entendidos.

Essa abordagem de iniciação tem a sua importância, pois ajuda a criança a integrar os referenciais bíblicos em sua vida, num mundo que deles se afasta cada vez mais pelo tipo de históricas que se contam à criança e pelo modo de contar, inclusive com objetivos publicitários. Daí a importância de obras como esta, que ajudam pais e mestres a criar a ambiência para uma autêntica transmissão da fé.

Falando da criação, do dilúvio, de Abrão, de Isaac e de Jacó, contando a história de José, da servidão no Egito e da libertação de Moisés, que recebe os dez mandamentos, da tomada da Terra prometida, de Samuel, de Saul e de Davi, de Daniel e de Jonas, a obra desempenha o papel das antigas catedrais, cujas esculturas e pinturas entretinham a fé das crianças e do povo mais simples. Além disso, as dezoito passagens do Novo Testamento constituem uma catequese sobre a pessoa de Jesus, do seu nascimento, sua vida e morte, até a sua ascensão ao Céu, adaptada à capacidade do entendimento infantil e lançando as bases para o posterior desenvolvimento de uma fé adulta.

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