Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

A mulher na religião judaica

Revista Métis da UCS, Caxias do Sul, RS. Vol. 5, n.10, jul/dez 2006.


A mulher na religião judaica
(Período bíblico: 1º e 2º Templos)
Sergio Alberto Feldman – UFES
*



RESUMO: Este artigo visa elaborar uma breve análise da evolução do status feminino entre os hebreus/ judeus nos períodos do primeiro e segundo Templo. Fazendo uso do texto bíblico como fonte principal de informação, mas buscando alternar visões diversas e até contraditórias dos espaços e tempos da mulher no cotidiano do trabalho, do estudo e da religião. O trabalho faz um recorte de tempo amplo por pretender observar as continuidades e as alterações de concepção dos direitos e da participação social e religiosa da mulher, em um vasto período. Percebe que a diversidade de atitudes tem certa coerência: as mulheres na sociedade tradicional e patriarcal eram mais participantes e atuavam no espaço público mais do que vieram a atuar no período posterior ao cativeiro da Babilônia (586- 536 a . E.C.), [1] também denominado período do segundo Templo (c. 589 a .E.C. – 70 d. E. C.)

Palavras chave: mulheres, Judaísmo, religião.



* Mestre em História Medieval ; doutor em Historia pela UFPR; professor adjunto de Historia Antiga e Medieval na UFES (Vitória ES).
[1] No intuito de fazer uso de uma contagem neutra e que pode ser entendida pelos leitores usa-se “antes da Era Comum” (a. E.C.) invés de antes de Cristo e “depois da Era Comum” (d. E.C.) invés de depois de Cristo.

Um comentário:

serfeld disse...

Achei genial que estejam linkando meu artigo. obrigado
Sergio A Feldman