Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

A Bíblia e o historiador

BOTTÉRO, Jean. Nascimento de Deus: a Bíblia e o historiador. Trad. Rosa Freire D´Aguiar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

Índice
Introdução
Quadro cronológico da Palestina bíblica
I. A mensagem universal da Bíblia
II. Quatro estudos bíblicos
O mais velho poema bíblico
As origens do universo segundo a Bíblia
O relato do “pecado original”
O Eclesiastes e o problema do mal

Bibliografia geral


Ao debru
çar-se, nos cinco ensaios que constituem este livro, sobre o Antigo Testamento, o francês Jean Bottéro, professor de assiriologia na École Pratique des Hautes Études, chama a atenção para o fato de que a Bíblia, como todos os vestígios do passa­do, suscita o interesse do historiador, o que durante mui­to tempo se ignorou e que ainda hoje frequentemente se ignora. Assim, o primeiro ensaio procura reconstituir, em suas linhas gerais, os acontecimentos de que trata o Antigo Testamento — acontecimentos esses anteriores de vários séculos à sua narração mais antiga —, centrando-se na evolução do pensamento religioso. Já os outros abordam temas igualmente fascinantes, como o mais antigo texto bíblico, as diversas narrativas da cri­ação do mundo, o relato do pecado original no Génesis e a questão do Mal no Eclesiastes. Mobilizando sua vastíssima erudição em prol de uma compreensão da Bíblia que a torne património não apenas dos crentes, mas de todos os homens, Jean Bottéro conseguiu a proeza de escrever um livro que interessa ao leitor leigo em geral assim como ao especialista.

Nenhum comentário: