Autora: Clarisse Ferreira da Silva
USP - História Social (tese de doutorado)
Orientador:
Falbel, Nachman (Catálogo USP)
Banca examinadora: Falbel,
Nachman (Presidente), Chwarts, Suzana, Dobroruka, Vicente, Carlos Rodrigues
Alvarez, Leftel, Ruth, Pondé, Luiz Felipe de Cerqueira e Silva.
Palavras-chave em português: História
antiga de Israel, Interpretação bíblica, Judaísmo do Segundo Templo,
Manuscritos do Mar Morto, O Rolo do Templo.
Resumo em português: Desde sua
construção no tempo do rei Salomão, o Templo de Jerusalém foi pedra angular do
Javismo do Sul e, por conseguinte, do Judaísmo do Segundo Templo. O Pensamento
do Templo, baseado nas regras de pureza e impureza dentro do espaço e tempo
sagrados com as quais se orientava a vida sacerdotal, expandir-se-á de modo
vigoroso nesse período com o crescimento da importância e centralidade do
santuário hierosolimita na sociedade pós-exílica. Ao mesmo tempo, a valorização
do sacerdócio estava em seu auge. O sumo sacerdote foi, desde o retorno de
Babilônia, o chefe religioso e político da nação judaica até a ascensão de
Salomé Alexandra ao trono no primeiro século a.C., função que lhe seria
restituída com a queda da dinastia herodiana na Judéia. Por volta do século II
a.C., uma comunidade fundada e liderada por sacerdotes, conhecida atualmente
como Comunidade de Qumran, isolou-se da sociedade circundante, objetivando
seguir uma estrita observância das regras sacerdotais de pureza. Em seu centro
no deserto da Judéia, na região de Qumran próxima ao Mar Morto, seus membros
produziram e guardaram manuscritos através dos quais basearam e constituíram
sua organização peculiar. Esses manuscritos são denominados Manuscritos do Mar
Morto ou, mais especificamente, Manuscritos de Qumran. Entre eles estão o Rolo
(ou Pergaminho) do Templo, a Regra da Comunidade e o Documento de Damasco,
fontes de interpretação bíblica e de normas comunitárias que os guiaram,
enquanto aguardavam o tempo do fim, quando os sacerdotes da Comunidade seriam
finalmente reinvestidos de seu poder no Templo purificado. E é baseando-nos
nesses três documentos que elaboramos nossa tese ao analisar os discursos
veiculados pela liderança comunal, os quais visavam à constituição de uma
sociedade sacerdotal, moldada em uma interpretação radical das Escrituras e do
mundo. >>> Leia mais, clique aqui.
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