Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

terça-feira, 12 de junho de 2012

O escriba Esdras e o Judaísmo - Um estudo sobre Esdras à luz da tradição



SCARDELAI, Donizete. O escriba Esdras e o Judaísmo - Um estudo sobre Esdras à luz da tradição. São Paulo: Paulus, 2012: Este trabalho se desenvolve em quatro capítulos. O primeiro coloca em foco o livro de Esdras-Neemias à luz do judaísmo, no qual serão tecidas algumas considerações sobre a composição da obra Esdras e Neemias na perspectiva da Bíblia judaica. No capítulo 2, o autor trata do contexto histórico do retorno do Exílio. O terceiro buscará construir a plataforma bíblica sobre a qual repousa a prática judaica espelhada no livro de Esdras-Neemias. E, por fim, o capítulo 4, intitulado “A Contribuição de Esdras ao Judaísmo Rabínico”, fará um levantamento detalhado dos principais textos da tradição judaica — o Talmude e o Midrasch Rabba — para demonstrar o lugar que a figura de Esdras ocupa na tradição judaica, que, ao lado de Moisés, se tornou um dos personagens mais influentes e enigmáticos nas tradições orais judaicas. 

Sobre o autor: Donizete Scardelai estudou Bíblia e Judaísmo em Jerusalém (Israel) e desenvolveu pesquisas sobre o messianismo no Centro de Estudos Ratisbonne (Jerusalém). É mestre em Teologia e Judaísmo pela Faculdade de Teologia Saint Michael´s College, da Universidade de Toronto (Canadá), e doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, programa de Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas, da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente leciona Sagrada Escritura, História de Israel e Período do Segunto Templo nas Faculdades de Teologia ITESP, Pio XI e PUC-Campinas. Publicou pela editora Paulus o livro Movimentos Messiânicos no Tempo de Jesus: Jesus e outros Messias (1998).

Veja mais:

Nenhum comentário: