Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

domingo, 18 de dezembro de 2011

Memória Coletiva e Identidade Paleocristã

Mneme - Revista de Humanidades, Vol. 12, No 30 (2011): Memória Coletiva e Identidade Paleocristã (Caterine Henriques Mendes, Fábio Vergara Cerqueira)

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a função da memória na tradição e identidade cristã. Esta pesquisa se dá através do estudo critico dos Evangelhos Sinópticos, os quais compõem uma narrativa memorial e vamos adotar como referencial teórico o conceito de memória coletiva de Maurice Halbwachs (2006). O papel da memória é fundamental na formação do Paleocristianismo e o ensino cristão se dá através da evocação da memória de Jesus, que atualiza no presente de quem as evoca a vida, a pregação e os ensinamentos do Cristo. Essa memória coletiva possui uma importante função de contribuir para o sentimento de pertinência a um grupo de passado em comum. Ela garante o sentimento de identidade do individuo que tem como base uma memória compartilhada, não só no campo histórico, mas principalmente no campo simbólico.

Texto Completo: PDF

Nenhum comentário: