Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

domingo, 18 de dezembro de 2011

As Sagradas Escrituras: imaginação e acontecimento - um comentário sobre a hermenêutica bíblica de Paul Ricoeur

Mneme - Revista de Humanidades, Vol. 12, No 29 (2011): As Sagradas Escrituras: imaginação e acontecimento - um comentário sobre a hermenêutica bí­blica de Paul Ricoeur (Aline Magalhães Pinto)

Resumo: Tendo como inspiração e ponto de partida um instigante ensaio do romanista alemão Erich Auerbach, intitulado “A cicatriz de Ulisses”, apresenta-se um pequeno comentário a respeito da hermenêutica bíblica de Paul Ricoeur. Esta análise, focando-se na parábola, procura discutir as maneiras pelas quais o autor francês, bastante conhecido por Tempo e narrativa, deixa à luz, em suas leituras das Sagradas Escrituras, reflexões acerca dos textos bíblicos como traços constitutivos do mundo ocidental. O modo parabólico de discurso se define, de acordo com Paul Ricoeur, pela conjunção de uma narrativa e de um processo metafórico. O efeito dessa conjunção provoca uma extravagância que orienta desorientando, ou seja, ensina a “verdade” da fé de uma maneira paradoxal.

Texto Completo: PDF

Nenhum comentário: