Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

domingo, 28 de março de 2010

A hora de celebrar a fé humana

Tribuna do Norte (28/03/2010): A hora de celebrar a fé humana: Celebrar a fé humana, lembrar o martírio e a ressurreição de Jesus Cristo. Para os cristãos esse é o significado da Semana Santa, um tempo especial de oração e intimidade com Deus. A preparação, vivida em toda Quaresma (período de 40 dias entre a Quarta-Feira de Cinzas e o Domingo de Páscoa), toma uma dimensão ainda mais profunda a partir de hoje, quando se iniciam - com a celebração do Domingo de Ramos - os rituais da Grande Semana. (...) O significado da Semana Santa para os católicos, espíritas, evangélicos, muçulmanos, candomblé e umbanda.



Obs. Nesta semana são comemoradas a Páscoa Judaica (Pessach) e a Cristã. Não é mera coincidência. Durante muito tempo, no início do Cristianismo, as festas bíblicas eram comemoradas na mesma data, segundo o calendário judaico que é lunissolar. A posterior distinção de calendários não impede que as datas das comemorações voltem a coincidir. >>> Guia de Pessach 2010 / 5770

Nenhum comentário: