Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Carregando...

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Recuperando o Imaginário da Deusa: estudo sobre a divindade Asera no antigo Israel

CORDEIRO, Ana Luisa Alves. Recuperando o Imaginário da Deusa: estudo sobre a divindade Asera no antigo Israel. Dissertação do Mestrado em Ciências da Religião – Universidade Catolica de Goias, 2009.

Resumo: Para a maioria das pessoas que lêem a Bíblia, a idéia de um único Deus, Javé, parece ser clara. No entanto, tanto a Bíblia quanto algumas descobertas arqueológicas deixam entrever que nem sempre foi assim. Antes de uma elaboração teológica monoteísta no antigo Israel havia uma realidade religiosa politeísta, da qual Javé também fazia parte. A pesquisa busca elucidar essa realidade, perguntando pela presença da divindade feminina, em especial Asera, pelos impactos da reforma de Josias (em meados do século VII a.C., no antigo Israel) e as relevâncias da discussão sobre a Deusa na atualidade. A pesquisa busca analisar o texto de 2Reis 23,4-7, demonstrando que se trata de medidas impetradas em prol do monoteísmo, permeadas de intolerância, violência e supressão do(a) outro(a). A representação feminina, enquanto Deusa, esteve presente no antigo Israel e apesar de suprimidas no processo de elaboração monoteísta, as Deusas continuam ressurgindo na atualidade como possibilidade simbólica de imaginar o sagrado.


Veja mais:


Um comentário:

Ana Luisa disse...

Fico feliz de encontrar minha pesquisa aqui, amei seu blog e já virei sua seguidora.

Ana Luisa Alves Cordeiro
http://100porcentowoman.blogspot.com/