IHU (16/12/2009)
Mídia e religião no Brasil. Entrevista especial com Leonildo Silveira Campos: Visando discutir as relações entre comunicação e religião a partir da visão da imprensa sobre as Igrejas, a quarta edição da Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial – Eclesiocom – ocorreu no último mês de novembro, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Um panorama geral do evento “Igrejas na imprensa: o noticiário sobre religião em foco” aponta para a dificuldade na publicação de pautas religiosas na mídia, principalmente em jornais brasileiros de grande circulação, e para a difusão, apenas, de episódios relacionados a escândalos e corrupção. Como destaque na área de pesquisa sobre religião e mídia, o professor Leonildo Silveira Campos, em debate na Eclesiocom, lamentou o fato de as mídias tirarem proveito da imagem excêntrica do pentecostalismo.
Em entrevista concedida, por e-mail, para a IHU On-Line, o professor fala sobre a presença das Igrejas, principalmente das Igrejas pentecostais, nos meios brasileiros atuais. “A mídia impressa, na forma de jornais e revistas, formou uma colisão contra a presença de certas formas de religião no espaço público – midiático e político. Os especialistas continuam a discutir a respeito dessa guerra que pouco santa é”, garante. Silveira Campos aborda, ainda, temas como o papel da Internet na disseminação da fé e na reformulação das crenças, a famosa “briga” entre a Rede Globo e Rede Record, e a transformação no pensamento dos fiéis com a disseminação de uma imagem negativa da religião. “Que poder tem a mídia de transformar as opiniões, atitudes e representações religiosas dos fiéis? Sou da opinião que a mídia somente tem força sobre os indivíduos quando a sociedade ou uma determinada cultura a legitima”, avalia.
Leonildo Silveira Campos é doutor em Ciências da Religião. Atualmente, é professor da Universidade Metodista de São Paulo, da Faculdade de Humanidades e Direito, lecionando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, e como professor convidado na Faculdade de Teologia de São Paulo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. É autor do livro “Teatro, templo e mercado: organização e marketing de um empreendimento neopentecostal” 1ª Ed. Petrópolis - São Paulo, Vozes – Simpósio - Umesp, 1997. Entre seus artigos, destaca-se “Evangélicos, pentecostais e carismáticos na mídia radiofônica e televisiva”, em Revista USP, n. 61, março-maio de 2004, p. 146-163.
Nenhum comentário:
Postar um comentário