Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Encontradas pegadas milenares em mosaico romano em Israel

G1 (14/10/2009): Encontradas pegadas milenares em mosaico romano em Israel


Arqueólogos israelenses encontraram pegadas humanas de 1.700 anos na cidade de Lod, ao desenterrar um mosaico romano para trasladá-lo aos laboratórios de conservação.


As incomuns pegadas de um pé e de sandálias típicas da época são provavelmente dos artistas que fizeram o mosaico e apareceram na camada de massa inferior sobre a que se colavam os fragmentos, informou hoje em comunicado a Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI).


"É excitante. É a primeira vez que encontro uma prova humana como esta sob um mosaico", afirma na nota Jacques Neguer, diretor do Departamento de Conservação da AAI.


Um dos mais belos e grandes achados em Israel - tem 180 metros quadrados -, o mosaico foi descoberto em Lod, ao sudeste de Tel Aviv, em 1996 mas então pôde ser desenterrado não existiam fundos para os trabalhos de conservação e reconstrução.


Coloridos tapetes, plantas e animais de distintas espécies enfeitam a composição, que aparentemente foi feita para a casa de rico cidadão romano.

Nenhum comentário: