Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

domingo, 31 de maio de 2009

Um olhar contemporâneo sobre o Cântico dos Cânticos

Revista 18 (Número 26, dez 2008 a Fev 2009): Um olhar contemporâneo sobre o Cântico dos Cânticos - Eliahu Toker: Neste surpreendente livro bíblico, em que a beleza do idioma hebraico atinge seu zênite e o nome do Criador não aparece uma vez sequer, os deleites do amor de um casal de jovens recebem sua mais sublime representação. >>> Leia mais, clique aqui.

sábado, 30 de maio de 2009

Os Evangélicos (Série do Jornal Nacional, TV Globo)

Os Evangélicos (Série do Jornal Nacional, TV Globo)


quinta-feira, 28 de maio de 2009

Shavuot (2009)

Shavuot (2009)

29-30 de maio, 2009 – 6-7 de Sivan



Considerações sobre o caráter diacrônico das festividades religiosas de Pessach e Shavuot.

Cláudia Andréa Prata Ferreira (FL/UFRJ e PPGHC/UFRJ).



Shavuot: O feriado judaico de Shavuot (“Semanas”) permite pôr em evidência um aspecto dos festivais religiosos que, freqüentemente, não recebe muito foco: esses eventos são, ao longo do tempo, ressignificados. E a cada vez que ocorre uma substituição de significado, o grupo que logrou estabelecer a nova versão do evento trata logo de espessar esse conteúdo, para consolidá-lo e obter a adesão do povo. >>> Leia mais, clique aqui.



El nazireato bíblico: una santidad auto-impuesta

Aurora (27/05/2009): El nazireato bíblico: una santidad auto-impuesta: Dr. Adolfo Roitman - La institución del nazireato era una sacralidad ritual auto-impuesta (el texto bíblico no hace alusión alguna a las razones de esta auto-imposición) de carácter popular y no-sacerdotal, a la que una persona común podía acceder sin ser de linaje sagrado (sacerdote o levita). Algunos han sugerido, que el nazireato estandarizado y voluntario del Pentateuco habría sido precedido por uno de carácter carismático, asociado con la guerra, por virtud de una concesión divina (como el caso de Sansón). >>> Leia mais, clique aqui.

‘Deus estará sempre na moda’

IHU (28/05/2009): ‘Deus estará sempre na moda’: O sociólogo e teólogo da Universidade de Georgetwon, José Casanova, afirma que os homens e mulheres modernos encontraram formas de ser religiosos em ser religiosos e que Deus sempre estará na moda. A entrevista foi publicada por El Periódico, 27-05-2009. A tradução é do Cepat.

domingo, 24 de maio de 2009

Martinho Lutero provoca cisão no cristianismo com suas 95 teses

Deutsche Welle (24/05/2009): Martinho Lutero provoca cisão no cristianismo com suas 95 teses: O que Martinho Lutero pretendia com suas 95 teses era promover uma reforma da Igreja Romana, mas isso o tornou fundador de uma nova confissão cristã.

sábado, 23 de maio de 2009

A nova rede social do Papa

O Globo, Mundo, pág.34, em 23/05/2009.


A nova rede social do Papa

Bento XVI quer atrair jovens pelo Facebook e pelo iPhone


O Papa Bento XVI entrou ontem no mundo das redes de internet e de smartphones com um portal do Vaticano que inclui aplicativos para Facebook e iPhone. O serviço, voltado ao público jovem, tem vídeos, áudios, fotos e transcrições de discursos do Papa, além de eventos da Igreja Católica em geral. No entanto, quem agregar o Papa em sua página do Facebook não poderá receber um e-mail confirmando ter sido aceito como “amigo” do Pontífice, nem poderá escrever na sua “parede” (um recurso de recados na página principal de cada usuário). Terá que se contentar em simplesmente acessar as informações fornecidas pelo aplicativo.

Mesmo assim, o Vaticano está entusiasmado com a ideia de poder atrair mais jovens à Igreja.


— Eles (os jovens) estão buscando uma cultura de comunicação diferente e esse é nosso esforço para assegurarmos que a Igreja esteja presente nessa cultura de comunicações — disse o monsenhor Paul Tighe, secretário do departamento de comunicação do Vaticano. — Reconhecemos que uma Igreja que não se comunica deixa de ser uma igreja.


O Pontífice de 82 anos, conhecido por escrever a maioria de seus discursos à mão enquanto assistentes administram suas páginas na internet, admite que o Vaticano ainda não usa a web como deveria. Poderia, por exemplo, diz ele, ter facilmente evitado a crise com o bispo conservador Richard Williamson, que nega o Holocausto, se buscasse suas posições na internet.


O portal www.pope2you.net (ou “Papa para você”, num trocadilho em inglês) não é a primeira incursão do Papa no mundo virtual. Em janeiro, Bento XVI lançou sua própria página na rede de vídeos YouTube, que está agora linkada no portal.


Os novos aplicativos estão disponíveis em inglês, espanhol, francês, italiano e holandês. Português, língua do maior país católico do mundo, não está entre as opções.


Veja mais:



sexta-feira, 22 de maio de 2009

Colóquio em Roma sobre bases judaicas de Paulo

Zenit (22/05/2009): Colóquio em Roma sobre bases judaicas de Paulo: Especialistas judeus e cristãos estão refletindo sobre as “bases judaica” de São Paulo em um simpósio internacional que se realiza no Instituto Pontifício de Bioética, em Roma, desde a quarta-feira até hoje. >>> Leia mais, clique aqui.


Veja mais:

Rádio Vaticano (21/05/2009)

Jerusalém: ¿Una ciudad sagrada o un antro de impureza?

Iom Ierushalaim 2009: 22 de maio


Aurora (21/05/2009): ¿Una ciudad sagrada o un antro de impureza? - Dr. Adolfo Roitman - El ``Día de Jerusalén'' que se celebra mañana (el 28 de Iyar, según el calendario hebreo) fue establecido originalmente por el Gran Rabinato en el año 1968 como un día de alabanza y agradecimiento al Dios de Israel por la liberación de la ciudad durante la Guerra de los Seis Días. Luego, esa celebración fue refrendada por ley en 1998, y desde entonces forma parte integral del calendario oficial del Estado judío.


Por generaciones, los judíos soñaron con la recostrucción de la ciudad, cantando con profunda devoción las palabras del poeta Shlomo Ha-Levi Alkabetz (siglo XVI) en el poema Leja Dodí: ``Levántate de tus ruinas,/ Oh ciudad Santa, morada real./ Llegó el fin de tu exilio,/ Dios con Su ternura reconfortará tu alma./ Sacúdete del polvo, oh Jerusalem./ Vístete de gloria, congregación de Israel./ Redime mi alma, oh Dios./ Restaura mi reinado y la dinastía de David.'' En nuestra generación, Jerusalén ha dejado de ser un sueño escatológico para convertirse en una ciudad real, con sus barrios, teatros, museos y mercados.


Sin embargo, la conversión del mito religioso en una realidad demográfica, urbana, cultural y política ha traído consigo polémicas de distinto carácter: ¿se deben cerrar al tránsito ciertas calles en Shabat para evitar la profanación del día? ¿se debe permitir a los homosexuales marchar por las calles de la ``ciudad santa''? ¿se debe dividir la ciudad reunificada como parte de un acuerdo político con los palestinos?


Estas y otras controversias en derredor de Jerusalén no son un fenómeno nuevo en la historia varias veces milenaria de esta conflictuada urbe. También en la época del Segundo Templo, cuando Jerusalén había alcanzado su máximo momento de esplendor, la ciudad estuvo en el epicentro de virulentas discusiones religiosas y sociales. >>> Leia mais, clique aqui.





Las raíces judías de la iglesia católica

Aurora (21/05/2009): Las raíces judías de la iglesia católica: Autor: Rajel Hendler – El Papa Benedicto XVI recordó las raíces judías de la Iglesia Católica en la expresión de que Cristo eligió 12 apóstoles por la cantidad de tribus hebreas, o sea coincidiendo con el número de tribus del pueblo elegido. Ante más de cincuenta mil peregrinos congregados en la Plaza San Pedro, el Pontífice dictó la catéquesis titulada “La Tradición Apostólica'' en la que recordó la relación del pueblo de Israel y el Cristianismo. Afirmó: jefes de Israel, originarios, esos doce, representaban las tribus del pueblo electo, los apóstoles continúan la cosecha iniciada por el Señor y lo hacen transmitiendo fielmente el don recibido. El Papa explicó que el número de los discípulos expresa no sólo la comunidad de las raíces santas, el Israel de las 12 tribus, sino el destino universal de su ministerio, portador de salvación hasta los extremos confines de la tierra. >>> Leia mais, clique aqui.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Três grandes ironias da viagem do Papa à Terra Santa

IHU (21/05/2009): Três grandes ironias da viagem do Papa à Terra Santa: Depois do ato mais exigente e delicado do seu papado – uma semana extenuante que viu o pontífice de 82 anos fazer 28 discursos enquanto visitava a Jordânia, Israel e os Territórios Palestinos – seria terrivelmente simplista oferecer um resumo escolar, mas aqui vamos nós mesmo assim: Bento XVI recebe um A pelo esforço e um B pela execução. A análise é de John L. Allen Jr., publicada no sítio National Catholic Reporter, 15-05-2009. A tradução é de Moisés Sbardelotto.


Veja mais:

Zenit (20/05/2009)

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Púlpito à Web: Uma Eclésia no Mundo Virtual

Púlpito à Web: Uma Eclésia no Mundo Virtual

Autoras: Cláudia Andréa Prata Ferreira (UFRJ/Faculdade de Letras e PPGHC) e Paula Andréa Prata Ferreira (UFRJ/NCE)

Versão de abril / maio de 2009. Trabalho de pesquisa em desenvolvimento.

Resumo: Religiões, imagens religiosas e a rede de conhecimentos e significações no ensino e na web: o uso que a religião faz da mídia como forma de conhecimento, sociabilidade e nova construção de significado da vivência religiosa. Os processos de mudanças no campo religioso, o surgimento de novas propostas religiosas, a perda da autoridade de diversas mediações institucionais tradicionais e o deslocamento da própria experiência subjetiva da religião ocupam hoje boa parte dos esforços na construção de uma rede de conhecimentos e significações da vivência religiosa no mundo virtual. A WEB 2.0 veio a corroborar esse processo, onde podemos utilizar diversos serviços disponibilizados na rede: Youtube, blogs, “portal colaborativo”, Orkut, Facebook, MySpace, iBreviary, podcast e o GodTube (agora rebatizado de Tangle).
Palavras-chave: Educação; Religiões e religiosidades; imagens religiosas; WEB 2.0; tecnologia; produção textual.


Veja mais:

Zenit (20/05/2009)


IHU (20/05/2009)

Recursos para o estudo do Hebraico Bíblico

Menachem Mendel: Ancient Hebrew Poetry links to an interview with the scholar of Biblical Hebrew Karyn Traphagen. On her web site one can find some resources for a review of Biblical Hebrew grammar. Don’t pass up on the fantastic Review Guide.

domingo, 17 de maio de 2009

Mar Morto: patrimônio da região de Madaba

Jornal do Brasil (17/05/2009): Mar Morto: patrimônio da região de Madaba - Pág. 28: Um dos maiores símbolos da Jordânia, o Mar Morto corre o risco de desaparecer em menos de 50 anos se um plano de resgate não for colocado em ação. Fronteira entre Israel, território palestinos e a Jordânia na chamada falha sírio-africana, o mar cuja altíssima salinidade não permite que nada cresça nele pode ser salvo da seca – que o leva a diminuir a uma taxa de quase meio metro por ano – por um projeto que prevê a transferência de milhões de litros de água do Mar Vermelho, no sul do país.

sábado, 16 de maio de 2009

Caim e Abel: uma leitura de 'Improbus Amor', de Frederico José Correia, como processo de singularização da personagem judia Abel

Caim e Abel: uma leitura de 'Improbus Amor', de Frederico José Correia, como processo de singularização da personagem judia Abel

Daniel Santana de Jesus

Programa de Pós-graduação em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas (USP)

Dissertação de mestrado.

Defesa: 17/09/2008.

Resumo: A formação de um gosto sensível à apreciação de elementos sombrios da realidade tem seu desenvolvimento localizado na Europa desde meados do século XVIII. A disseminação desta nova sensibilidade no Brasil pode ser estudada na segunda geração de nosso romantismo, liderada por jovens poetas como Álvares de Azevedo, Bernardo Guimarães e Fagundes Varela. Entre os poemas de Inspirações Poéticas, do poeta romântico maranhense Frederico José Correia, há uma série de textos marcados por um conteúdo sombrio. Entre eles está Improbus amor, história da paixão proibida de Abel por sua irmã Elisa. O objetivo desta pesquisa é estudar uma série de elementos sombrios que aparecem neste poema, como a misantropia, melancolia, sadomasoquismo, paixão incestuosa e condição judaica vista como maldita. Julga-se mais viável metodologicamente examiná-los enquanto constituintes da sombria figura do herói romântico Abel. A análise desta personagem dividiu-se em três partes. Na primeira, foi examinada a hipersensibilidade de Abel. Na segunda e terceira, verificou-se a função do judaísmo em seu pathos e destino trágico. Nestas últimas duas seções, considerou-se tanto a rebeldia de Abel contra a sociedade cristã que o discriminava quanto o papel da fatalidade em seu destino enquanto elemento de um grupo configurado como depositário de uma herança maldita. Ao contrário do que se esperava, a análise revelou que foi a hipersensibilidade, e não seu judaísmo proscrito, o elemento mais determinante de sua constituição como herói romântico. O predomínio de um aspecto mais idiossincrático sobre outro mais determinado pelo mundo exterior na análise da personagem Abel pode ser considerado marca de uma maior valorização do subjetivismo pelo Romantismo.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Livro usa arqueologia para recriar mundo da Bíblia

G1 (15/05/2009): Livro usa arqueologia para recriar mundo da Bíblia: As histórias bíblicas sobre David e Golias, a destruição de Jerusalém e a crucificação de Jesus costumam chegar até nós debaixo do filtro de milênios de tradição artística, tendo sido recriadas em quadros, esculturas e filmes de todas as épocas e lugares. O livro "Enciclopédia da Bíblia", que acaba de ser lançado no Brasil, é um antídoto bem-vindo a esse peso da tradição, ajudando o leitor a ver o universo bíblico de forma mais direta, através da lente da arqueologia e da reconstrução acadêmica moderna. >>> Leia mais, clique aqui.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

El año sabático: ¿utopía o realidad?

Aurora (14/05/2009): El año sabático: ¿utopía o realidad? - Dr. Adolfo Roitman - La lectura de la Torá de la presente semana comprende dos porciones (Behár y Bejukotáy [Levítico 25:1-26:2; 26:3-27:34]), alcanzando de esta manera el final del tercer libro del Pentateuco. La sección referida comienza con el tratamiento de la ley concerniente al año sabático.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Bento XVI apelou a diálogo "sincero" entre religiões

Diário de Notícias (Portugal, em 12/05/2009)


Veja mais:

MFA


Último Segundo (Especial Papa no OM)

A Cosmogonia de Inauguração do Templo de Jerusalém – o Sitz im Leben de Gn 1,1-3 como prólogo de Gn 1,1-2,4a.

RIBEIRO, Osvaldo Luiz. A Cosmogonia de Inauguração do Templo de Jerusalém – o Sitz im Leben de Gn 1,1-3 como prólogo de Gn 1,1-2,4a. Tese de Doutorado em Teologia. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2008.


A Tese encontra-se em PDF, arquivada por seção. Você deve baixar separadamente cada uma das seções que desejar ler: