Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

domingo, 5 de abril de 2009

Derás: o debate sobre a definição e aplicação do termo nos estudos exegéticos do século XX

Derás: o debate sobre a definição e aplicação do termo nos estudos exegéticos do século XX (Prof. Dr. Boris Agustín Nef Ulloa): No último século, os exegetas cristãos, para obter uma compreensão mais profunda dos escritos neotestamentários, despertaram progressivamente para a necessidade de conhecer as fontes, práticas e características da exegese judaica (do período do Segundo Templo e do período Rabínico). Esta mudança de perspectiva fez com que a exegese cristã entrasse em diálogo com o derás, a hermenêutica própria do judaísmo. Neste artigo apresentamos a complexa questão da definição e da distinção dos dois termos: derás e midrás. Seguimos o caminho histórico percorrido pelos exegetas cristãos quanto à compreensão e à aplicação dos dois termos. Enfocamos, de modo particular, o debate sobre a compreensão do midrás/derás enquanto gênero literário específico (Wright) ou método exegético e hermenêutico (Bloch; Díez Macho; Le Déaut; etc).



Veja mais:

ULLOA, Boris Agustín Nef. O método deráshico e o Novo Testamento. IN: Revista de Cultura Teológica. São Paulo; IESP/PFTNSA. V. 17. Número 66. jan/mar 2009. p.11-26.


Nenhum comentário: