Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sábado, 14 de março de 2009

A reciprocidade explicativa entre o mal e a liberdade: a grandeza e o limite da visão ética do mundo e a relação entre liberdade e libertação a partir

CiberTeologia - Edição nº 22 - Ano III - Março/Abril 2009: A reciprocidade explicativa entre o mal e a liberdade: a grandeza e o limite da visão ética do mundo e a relação entre liberdade e libertação a partir de Paul Ricoeur (Reginaldo José dos Santos Júnior): O filósofo francês Paul Ricoeur busca ultrapassar as abstrações metafísicas consideradas inconsequentes sobre o mal e a liberdade através da percepção do mal como sofrimento humano. A proposta ricoeuriana é rever o esforço da teodiceia cristã sob a ótica da sua eficácia e consequência. Em decorrência, o pensador francês traz a própria ideia de liberdade para dentro da ideia de libertação. Ao fazer isso, “instaura” o Homo capax, o sujeito da ação ética e política para a diminuição desse sofrimento, em vez de prolongar o debate metafísico sobre o mal e a liberdade. >>> Leia mais, clique aqui.

Nenhum comentário: