Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

sexta-feira, 20 de março de 2009

O Escrito Bíblico e a interpretação em diálogo interdisciplinar: o Diálogo dos Estudos Bíblicos com a História e a Literatura.

Estão abertas as inscrições para o curso “O Escrito Bíblico e a interpretação em diálogo interdisciplinar: o Diálogo dos Estudos Bíblicos com a História e a Literatura”, que será promovido pela Faculdade de Letras/UFRJ de 23 de março a 15 de junho, em 12 encontros.


A coordenadora será a profa. Dra. Cláudia Andréa Prata Ferreira (UFRJ), que vai ministrar as aulas ao lado da profa. Lenice Gomes Pereira.


Ementa: O texto bíblico não foi escrito e inscrito apenas em uma conjuntura histórica que explica seu sentido. Ele também se vê às voltas com a história que, posterior ao texto escrito, constitui a sequência de suas releituras e de sua recepção. Nesse processo de interpretação incide também, de geração em geração, o sentido das Escrituras. O trabalho hermenêutico se faz presente nas releituras e revisões dos registros e da experiência que geraram, desde o Primeiro Testamento, o texto bíblico. As contribuições do diálogo interdisciplinar da história, da hermenêutica filosófica e dos estudos literários para os estudos bíblicos. Informações: e-mail.

Nenhum comentário: