Nosso Blog é melhor visualizado no navegador Mozilla Firefox.

Pesquisar este blog

Carregando...

Total de visualizações de página

Google+ Followers

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Doutora - Categoria: Associado III - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Frédérick Manns: Jesus e a [des] continuidade de uma tradição rabínica

Frédérick Manns: Jesus e a [des] continuidade de uma tradição rabínica (Ver páginas 24-26 do tópico 1.4.) Parte integrante da dissertação de mestrado em Teologia intitulada:

"O Mestre Jesus no Evangelho de João - Uma leitura da Práxis de Jesus como ensinamento para a Comunidade Cristã"

Autor: Carlos César de Sousa - Orientador: Prof. Dr. Johan Konings

Data: 28 de março de 2007.

Nesta parte de nossa pesquisa voltaremos o olhar para a situação da comunidade joanina, mais especificamente no conflito em que os cristãos (judeus seguidores do Nazareno) tiveram sua expulsão das sinagogas dos judeus que não aceitaram Jesus como Messias. Tudo isso aconteceu na primeira fase da vida comunidade joanina33 quando percebemos as origens da comunidade e suas relações com o judaísmo. O motivo desta expulsão foi basicamente a profissão de fé em Jesus como Cristo (cf. Jo 9,22; 16,2). Contextualmente notamos que o centro de ensino do judaísmo era em Jâmnia, não tão mais pluralístico como antes do ano 70, e, portanto, predominantemente fariseu. >>> Leia mais, clique aqui.

Nenhum comentário: