Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

terça-feira, 13 de maio de 2008

Fariseus e Jesus

Fariseus e Jesus: teologia e espiritualidade em relação ao sábado a partir de Mc 3:1-6 : características e avaliação crítica
Autor:
Vanderlei Alberto Schach
Dissertação de Mestrado em Teologia (EST)
Data da defesa:
27/04/2007.
Resumo:
Uma análise de um grupo político-religioso do judaísmo em confronto com os ensinamentos de Jesus Cristo. Primeiramente são analisados as origens e pressupostos da teologia farisaica, envolvendo uma caracterização geral do grupo fariseu e uma breve descrição de outros grupos competidores. Num segundo momento se trata do conflito de Jesus com os fariseus em relação ao sábado, partindo de uma exegese de Mc 3:1-6. Também são traçados paralelos entre os fariseus e seu relacionamento com Jesus nos evangelhos sinóticos, bem como apresentado um excurso sobre o sábado judaico. A última parte, finalizando a pesquisa, envolve continuidade e descontinuidade da lei por parte de Jesus e o seu posicionamento diante do sábado e ainda pontos convergentes e divergentes de Jesus com os fariseus.

PDF - Texto Completo

Nenhum comentário: