NAVARRA, segunda-feira, 31 de março de 2008 (ZENIT.org).- Doze especialistas internacionais analisarão a atualidade da Bíblia no XXIX Simpósio Internacional de Teologia que será celebrado na Universidade de Navarra entre os dias 2 e 4 de abril.
Os especialistas convocados refletirão desde diferentes óticas, como a sociologia, as ciências da linguagem, a teologia e a história, com o fim de mostrar as chaves de racionalidade dos Textos Sagrados, informa à Zenit João Suárez-Lledó, da Universidade de Navarra.
Vicente Balaguer, professor e presidente da XXIX edição do simpósio, considera que «os temas que a Bíblia propõe são muito atuais, e por isso, interessa indagar acerca de onde reside o segredo de sua eficácia. A Bíblia é o livro que melhor responde às questões que mais nos interessam: De onde viemos? O que é a vida? Onde se encontra e como conseguir a felicidade plena?».
«A Bíblia não é um livro a mais; é o best-seller absoluto na história da humanidade. De nenhum outro se fizeram mais edições, traduções, nem venderam tantos exemplares», agregou.
«A palavra de Deus recebida e proclamada na Igreja» é o tema a ser discutido por especialistas como Antonio Pitta, da Universidade Pontifícia Lateranense, Roma; Olivier-Thomas Venard, Escola Bíblica e Arqueológica Francesa, Jerusalém; e o arcebispo de Pamplona e bispo de Tudela, Dom Francisco Pérez, durante este simpósio da Faculdade de Teologia.
No ato de abertura, intervirá o reitor da Universidade, Angel J. Gómez-Montoro; o decano da Faculdade de Teologia, José Ramón Villar; e Vicente Balaguer.
O tema, segundo afirma este professor, foi escolhido porque «os temas sobre Jesus Cristo ou sobre a Bíblia sempre são atuais». Para Balaguer, o simpósio se ocupará de estudar «como e por que alguns textos literários, os da Bíblia, são reconhecidos na Igreja como testemunho da Palavra de Deus, e sobre o modo em que esses textos configuram a vida de tantos cristãos».
Mais informação: http://www.unav.es/iscr/programas/JTD-08info.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário