Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Perfil

Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cláudia Andréa Prata Ferreira é Professora Titular de Literaturas Hebraica e Judaica e Cultura Judaica - do Setor de Língua e Literatura Hebraicas do Departamento de Letras Orientais e Eslavas da Faculdade de Letras da UFRJ.

Translate

Seguidores

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Os Manuscritos do Mar Morto e as origens do Cristianismo

Dica de temática bíblica na Programação CHCJ – 1º semestre de 2008
Centro de História e Cultura Judaica
Rua General Severiano, 170/6º.andar Botafogo,
Rio de Janeiro, RJ
Tels. (21) 2156-0413 e 2275-7096
E-mail. chcj@cybernet.com.br

Observação: turma nova do curso de Tanach, que estará começando a partir de "Bereshit" (Gênesis). As aulas serão ministradas às 4as-feiras no horário de 17:30 às 19:00h.
Início do curso: 05/ 03/ 2008.


OS MANUSCRITOS DO MAR MORTO E AS ORIGENS DO CRISTIANISMO
Profª. Dr. EDGARD LEITE
Doutor em História.Coordenador da Oficina de Estudos da Antiguidade Judaica da UERJ. Professor da UNIRIO
3as. Feiras de 20h às 21h30min.

15/ 04 - Os manuscritos de Qumran: questões gerais.
História dos achados. Achados prévios, nos séculos XIX e XX. As cavernas e seus conteúdos. Controvérsias políticas, acadêmicas e arqueológicas. Discussões posteriores sobre o conteúdo dos documentos e sua guarda. Teorias sobre as origens dos documentos.

22/ 04 - O mundo que gerou os manuscritos de Qumran.
A Judéia no período do Segundo Templo. Discussões sobre o poder de Jerusalém e resistências políticas e religiosas. Movimentos religiosos da época. O livro de Enoque e o seu judaísmo. O pensamento apocalíptico e suas dimensões teológicas e políticas.

29/ 04 - Textos sagrados e literatura bíblica em Qumran.
Principais textos e documentos encontrados em Qumran. Tipologia e importância. Textos bíblicos encontrados em Qumran: sua natureza.

06/ 05 - Qumran e as origens do cristianismo.
Elementos gerais do pensamento apocalíptico em Qumran. O livro de Daniel, o livro de Enoque e seus temas no restante da literatura religiosa do período do segundo templo. A figura do “filho do homem” e o “filho de Deus” em 4Q246 e 4Q174. A “divinização” de Moisés em 4Q374 . O sacerdócio celestial em 4Q400 e em outros textos de Qumran. Elos com o cristianismo antigo.

13/ 05 - O universo religioso da Judéia durante as ações do Jesus Histórico.
Especulações e teorias sobre as relações entre Jesus e o restante da comunidade judaica. Relações entre Jesus e os fariseus. A primeira guerra judaica e seus efeitos.


Nenhum comentário: